O Visit Iguassu apresentou um balanço detalhado das ações realizadas entre janeiro e agosto de 2024, durante uma Assembleia Geral Extraordinária. O encontro serviu para demonstrar os resultados expressivos da entidade, que tem atuado estrategicamente para promover o Destino Iguaçu, o que beneficiou os 120 associados e parceiros. Agora, com o ano se aproximando do fim, o instituto já se prepara para o planejamento de 2025.
Entre os principais destaques do período, o Visit Iguassu realizou 43 ações de mercado focadas na atração de turistas de lazer. Workshops em diversas cidades brasileiras e internacionais, como Uruguai, Chile e Argentina, foram realizados, além da participação em feiras de turismo e a organização de webinars focados no mercado norte-americano. Essas iniciativas resultaram no treinamento de mais de 3.100 agentes de viagens e na recepção de 196 profissionais internacionais que tiveram a oportunidade de conhecer o Destino Iguaçu em famtours.
No setor de eventos, os resultados também foram significativos. Foram captados 21 eventos programados até 2028, os quais deverão atrair 23,3 mil participantes e gerar um impacto econômico de R$ 122,3 milhões. Além disso, 22 eventos receberam apoio em 2024, e outros 13 estão em fase de prospecção, com negociações avançadas para os próximos anos, incluindo já previsões para 2032.
Comunicação e marketing
As campanhas digitais do Visit Iguassu têm mostrado sua força. No Instagram, foram alcançadas 3,4 milhões de contas, resultando em um crescimento orgânico de 10 mil novos seguidores até agosto, somando 53,8 mil seguidores. As campanhas de marketing impactaram 18,9 milhões de pessoas, gerando um valor estimado de R$ 153,1 milhões em mídia espontânea. Esse destaque na promoção do destino reforça o compromisso da entidade com a divulgação eficiente do Destino Iguaçu.
Até o final de 2024, mais 17 ações voltadas ao turismo de lazer, 11 focadas na captação de eventos e 22 em comunicação e marketing estão previstas. Em outubro, será lançada uma importante campanha de mídia com comerciais de TV, informe publicitário e ações digitais nos principais mercados emissores de turistas para a região.
Reflexão sobre o setor aéreo
Durante a assembleia, o presidente do Visit Iguassu, Jaime Mendes, destacou o desafio que o setor aéreo ainda impõe ao turismo local. Embora tenha havido um crescimento de 4% em comparação a 2023, a taxa de ocupação média de 83% ainda é considerada insuficiente para atender à crescente demanda turística.
Precisamos de mais voos para mantermos o ritmo de crescimento e atender à demanda. A CCR Aeroportos, nossa parceira, está investindo na infraestrutura do aeroporto, mas a captação de novos voos ainda é um desafio.
presidente do Visit Iguassu, Jaime Mendes
Planejamento para 2025
Com o final do ano se aproximando, a equipe do Visit Iguassu já está voltada para o planejamento estratégico de 2025. Em outubro, ocorrerão reuniões setoriais com os associados, essenciais para a construção de um plano de ações colaborativo e eficiente para o próximo ano. O objetivo é continuar fortalecendo a promoção do Destino Iguaçu, consolidando-o como um dos principais polos turísticos do Brasil e da região trinacional.