De acordo com os dados divulgados pelo Conselho Mundial de Viagem e Turismo (WTTC), o turismo será responsável por 11% da economia global, gerando mais de 450 milhões de empregos até 2034.
Segundo o órgão, mais de 100 milhões de novos empregos serão gerados pela indústria nos próximos anos. Os dados foram apresentados por Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC, na abertura da ITB Berlim 2025, que destacou os desafios que o setor irá enfrentar nos próximos anos e disse que o mais importante é a cooperação global.

Simpson indicou também que o setor é a força para a paz e colaboração, onde governos e sociedade civil trabalham lado a lado em um espírito de unidade e parceria. “O Turismo é um motor que ajuda a moldar a economia global para ser competitiva e, ao mesmo tempo, proteger a natureza e as pessoas”, disse.
Ele explicou que outro desafio que o Turismo e a sociedade como um todo enfrentam é o uso de ferramentas tecnológicas, como a Inteligência Artificial “No WTTC, esperamos ver um uso maior de agentes de IA – tecnologia que realmente realiza tarefas como reservas e melhora o atendimento ao cliente. O setor de viagens e turismo não pode ficar para trás nisso. A lA está mudando as regras do jogo”, destacou Julia.