Nos últimos anos, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade ficou muito popular na internet. Cada vez mais as pessoas estão sendo diagnosticadas tardiamente e falando sobre suas experiências. Ainda que isso seja positivo, também gera uma massa de pessoas que se autodiagnosticam baseadas em alguns sintomas comuns do TDAH — como dificuldade para ficar parado ou ser facilmente distraído.

Publicidade

Mesmo pessoas bem-intencionadas frequentemente usam expressões genéricas e frases clichês ao tentar apoiar alguém com TDAH — frases que podem causar mais mal do que bem.

Em outras palavras, os sintomas do TDAH são frequentemente muito mais intensos, a ponto de causarem angústia e interferirem na capacidade de uma pessoa de levar sua vida diária. Como nem todos entendem o TDAH e as dificuldades que o acompanham, pessoas sem a condição podem dizer coisas que acham úteis, mas que na verdade não são. E, no processo, podem reforçar mitos comuns sobre o transtorno, como a noção de que pessoas com TDAH são preguiçosas ou simplesmente precisam se esforçar mais.

Aqui estão quatro frases para evitar dizer a (ou sobre) alguém com TDAH.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião