Saúde do homem

A saúde do homem ainda é um tema que precisa ser trabalhado com mais intensidade na sociedade, uma vez que por diversos fatores sociais e culturais o homem acaba realizando menos exames preventivos e descobre mais tardiamente condições crônicas de saúde.

Publicidade

No mês de agosto, o estado do Paraná promove diversas ações voltadas para a saúde do homem, um tema que ainda é cercado de tabus, especialmente em relação à saúde íntima masculina. Diferentemente das mulheres, muitos homens têm receio de falar sobre suas preocupações e tirar dúvidas sobre sua saúde.

Dados do governo federal mostram que, no Brasil, os homens vivem, em média, 7 anos a menos que as mulheres. Esse dado alarmante exige medidas eficazes de saúde e prevenção. É fundamental que a saúde do homem seja abordada de maneira mais efetiva para que os profissionais de saúde possam trabalhar na conscientização e na quebra de tabus relacionados a essas questões.

No estado do Paraná, a Lei Estadual nº 17.099, de 28 de março de 2012, institui o mês de agosto como o “Agosto Azul”, destacando a importância dos cuidados com a saúde do homem. Muitas vezes, devido à rotina de trabalho em horário comercial, os homens não procuram unidades de saúde para realizar exames de rotina e prevenção de doenças crônicas. Os trabalhadores da saúde têm o importante papel de buscar esses homens na comunidade que não realizam exames básicos.

Publicidade

Vários autores apontam que a falta de diálogo e de ações intensivas, como campanhas de conscientização, são fatores culturais que contribuem para que muitos homens não mantenham hábitos regulares e preventivos em relação à própria saúde. Além disso, é essencial contar com equipes multiprofissionais para auxiliar os homens nas campanhas de cuidado com a saúde.

Anúncio Publicitário

Produtora de Conteúdo
Quando se trata de produzir conteúdo para o Portal 100fronteir100fronteiras.noticiascatarinenses.com ela domina. Bacharel em Saúde Coletiva, atualmente ela cursa Letras.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião