A cada ano, o número de brasileiros estudantes de medicina no Paraguai aumenta. De acordo com um relatório divulgado pelo Conselho Nacional de Educação Superior (Cones), mais de 35 mil brasileiros estão matriculados em universidades privadas no país vizinho. Ciudad del Este tem um destaque maior, onde estudam mais de 15 mil desses alunos.

Nos últimos dez anos, a emissão de diplomas médicos cresceu 900%, devido a grande procura do curso. Assim então, o que eram 615 diplomas em 2014, viraram 6.632 em 2024.

Jovem médico bonito em uma túnica médica com estetoscópio
Foto: Divulgação/Mecidina

A oferta de cursos médicos expandiu muito, com destaque em 2017 e 2019, e os reflexos desse crescimento são visíveis na alta concessão de títulos.

“A estimativa é que neste ano o número de títulos chegue a 8.255. Esse aumento exponencial exige uma estabilização no número de alunos e nos processos acadêmicos”, afirmou Federico Mora, presidente do Cones e vice-ministro do Ensino Superior, em entrevista à rádio La Clave.

Publicidade

Estudantes brasileiros

De acordo com o relatório divulgado, os estudantes brasileiros estão concentrados em cinco partes do Paraguai. Sendo elas, Alto Paraná com liderança de 15 mil estudantes, logo após Amambay(10 mil), capital (8,5 mil), Central (7,5 mil) e Canindeyú (1.250). 

O maior motivo pelo qual o número cresce a cada ano, é a busca impulsionada por mensalidades mais íveis e menor concorrência para ingresso.

A proporção de estrangeiros nas universidades paraguaias é significativa. Nos últimos 10 anos, o Ministério da Educação e Ciências (MEC) do Paraguai registrou 23.680 diplomas de Medicina. Sendo 13.750 concedidos a brasileiros e 9.700 a paraguaios.

Publicidade
Anúncio Publicitário

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião