Imagine uma ferramenta tecnológica que facilite a escrita, permitindo que pessoas do mundo inteiro façam anotações ou desenhos de forma prática e rápida. Feche os olhos por um instante e imagine. O que você pensou? Em um aplicativo para celular? Em um programa de computador? Se sim, você está correto, porém há uma tecnologia mais simples para isso: o lápis, criado em 1795 pelo químico francês Nicholas Jacques Conté. Ele é feito de madeira, grafite e borracha e, por meio de um processo de fabricação, ganha um design específico e é produzido em larga escala. Essa simples inovação revolucionou a comunicação e o registro de informações em escala global.
Costumamos pensar que tecnologia é sempre algo avançado, complexo e distante das pessoas comuns. Porém, na prática, ela pode ser bem mais simples e ível a qualquer um com uma boa ideia. Já que observamos como o lápis pode ser um exemplo de inovação simples, é interessante observar a origem da própria palavra “tecnologia”, que vem do grego. “Tékhne” (τέχνη) significa técnica, arte ou habilidade, e “logía” (λογία) refere-se ao estudo ou ciência. Essa origem nos lembra que o termo tecnologia está enraizado em habilidades práticas aplicadas ao conhecimento. Tudo que pode ser aprimorado é, em si, uma tecnologia que pode ser desenvolvida — basta imaginar, testar e estudar profundamente.
Hoje, as novas gerações (Z, Alpha, Beta) já crescem imersas em tecnologias, moldando comportamentos e perspectivas que contrastam profundamente com os das gerações anteriores. Elas interagem em um mundo digital fluido, onde a informação está a um toque de distância, onde a inovação é constante, não uma exceção. Ideias simples podem ser tão poderosas quanto as mais complexas. Assim como o lápis, invenção trivial que transformou a educação, a arte, a comunicação global, suas ideias, por mais modestas que pareçam, têm o potencial de gerar mudanças profundas e duradouras.
Portanto, o que você está esperando? O medo do desconhecido pode até ter te impedido, mas agora, você vai desenvolver sua mentalidade para transformar suas ideias em realidade. Grandes inovações começam com pequenos atos de coragem e iniciativa. Lembre-se: até a inovação mais simples, como o lápis, foi fruto de alguém que teve a atitude, pensou diferente e agiu. E assim, com a coragem como sua aliada, você também pode fazer algo incrível pela humanidade.

“Tudo que pode ser aprimorado
é em si uma tecnologia que
pode ser desenvolvida, basta
imaginar, testar e estudar
profundamente.
ALI DO AMARAL PEDROZO é sócio e strador da Softpar.