A unidade local da Polícia Turística do Paraguai, criada para atender aos turistas que cruzam a fronteira a eio ou para fazer compras em Ciudad del Este, está sob novo comando.

Publicidade

O jornal La Clave diz que a troca foi feita pelo diretor da Polícia Nacional do Paraguai no Alto Paraná, Feliciano Martínez Peña.

A Resolução n.º 264/2025, datada da semana ada, legitima a saída do comissário Edgar Sugasti do comando do Departamento de Segurança Turística; assumindo, então, o comissário Fredy Villalba.

Não há informações oficiais sobre os motivos dessa mudança, mas a imprensa do Paraguai cita a insatisfação de empresários em relação ao trabalho policial.

Publicidade

A Polícia Turística tem um escritório na cabeceira paraguaia da Ponte da Amizade, que atende os turistas que cruzam a fronteira. As ocorrências estão ligadas, principalmente, a situações como furtos, roubos e desacordos comerciais.

Situações de crimes contra turistas

Segundo o jornal La Clave, um dos pontos de desgaste em relação à Polícia Turística do Paraguai é a atuação autônoma dos chamados pirañitas.

Essas pessoas, que se apresentam como “guias de compras” aos turistas que cruzam a Ponte da Amizade, estão associadas a inúmeras denúncias de crimes. O modus operandi consiste em apresentar ofertas tentadoras e “guiar” o visitante até lojas de reputação duvidosa no Paraguai.

Na maioria das vezes, a loja não possui nem nome na fachada, com as vítimas alegando situações como ameaças, agressões, assaltos e esvaziamento de contas bancárias.

Publicidade

Guia de segurança na fronteira

No final de 2023, entidades de Foz do Iguaçu e Ciudad del Este lançaram um guia de segurança para quem deseja ear pela fronteira entre Brasil e Paraguai. O material está disponível gratuitamente na internet, incluindo dicas e uma série de contatos úteis. 

Anúncio Publicitário

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião