A Itaipu Binacional, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), irá expandir a experiência de 20 anos da Vitrine Tecnológica de Agroecologia (Vital) para diversas regiões do Estado. Por meio de um convênio de R$ 9,5 milhões, o projeto levará tecnologias voltadas à agricultura orgânica e sustentável para as regiões Oeste, Sudoeste e Noroeste, além de manter o espaço em Cascavel durante todo o ano.
O convênio, com duração de três anos, visa consolidar a produção de produtos orgânicos e plantas medicinais em práticas sustentáveis. Com isso, o programa irá criar novos espaços de demonstração em unidades do IDR-PR e no horto da Itaipu em Foz do Iguaçu, além de realizar capacitações para agricultores e técnicos em tecnologias que preservam o meio ambiente.
O gerente da Divisão de Ação Ambiental da Itaipu, Ronaldo Pavlak, explicou que a iniciativa permitirá a utilização constante do espaço da Vitrine, antes disponível apenas durante a semana do Show Rural Coopavel, em fevereiro. O projeto atingirá um público diversificado, incluindo pequenos agricultores, entusiastas da agroecologia, produtores e acadêmicos. O foco é promover a produção sustentável e a preservação dos recursos naturais, como solo e água, por meio de práticas agrícolas inovadoras.
Fonte:Assessoria Itaipu



