O Programa Ciscando o Futuro, uma iniciativa conjunta entre o Onças do Iguaçu e o Eco Park, alcançou um marco significativo com a inauguração do primeiro galinheiro na propriedade de Leila Rodrigues, localizada na Picada Benjamin, em Matelândia. Essa iniciativa representa um o importante na proteção de propriedades rurais lindeiras ao Parque Nacional do Iguaçu, especialmente aquelas suscetíveis a ataques de onças.

Publicidade

A parceria entre o projeto Onças do Iguaçu e o Eco Park, com o apoio do Parque Nacional do Iguaçu, visa agregar valor à produção de ovos e galinhas caipiras, ao mesmo tempo em que promove a coexistência pacífica entre a vida selvagem e as atividades humanas.

A beneficiária do primeiro galinheiro Leila Rodrigues, também recebeu 20 matrizes de galinhas, visando não apenas melhorar a qualidade dos ovos produzidos, mas também incrementar a renda das famílias locais. Segundo ela, “Com esta nova estrutura posso comprar mais umas 200 galinhas e cuidar delas com segurança.”

O Programa Ciscando o Futuro surge como resposta direta aos ataques de onças em algumas propriedades lindeiras. A coordenadora do projeto Yara Barros, destaca a importância da iniciativa: “No caso da Leila, ela teve as ovelhas atacadas pelas onças. Com este projeto oferecemos mais uma fonte de renda às famílias e protegemos as onças.”

Publicidade

À medida que propriedades em situação de risco são identificadas, novos recintos serão construídos para permitir que as aves vivam em um sistema semiaberto, promovendo a segurança tanto para os animais quanto para as comunidades locais.

“Estamos muito felizes com esse trabalho conjunto, pois o Onças Iguaçu é referência em cuidado com os animais e a natureza”, ressalta, o coordenador institucional do Eco Park Igor Morais. Após a conclusão do galinheiro, o Eco Park patrocinará a construção de canis para abrigar cachorros durante a noite em propriedades vulneráveis, evitando a predação por onças. Além disso, comprometeu-se a instalar placas informativas sobre os felinos em sua área de visitação.

O projeto Onças do Iguaçu, uma iniciativa do ICMBio em parceria com o Instituto Pró Carnívoros e o Parque Nacional do Iguaçu, tem como missão a conservação da onça-pintada, espécie-chave da biodiversidade local. O projeto atua em pesquisa, engajamento e coexistência para promover a preservação desses felinos.

O Eco Park, por sua vez, é um espaço dedicado a explorar a relação entre o ser humano e os animais, fomentando a conexão e o respeito à natureza. Funcionando diariamente das 9h às 17h30, oferece diversas experiências, desde apresentações de Aves de Rapina e do Cavalo Crioulo até a visita à Mini Fazenda, onde é possível interagir com uma variedade de animais importantes para a formação das sociedades.

Publicidade

No próximo o de sua colaboração com o Programa Ciscando o Futuro, o Eco Park patrocinará a construção de canis para proteção noturna de cachorros em propriedades vulneráveis, fortalecendo ainda mais a coexistência harmoniosa entre homem e natureza.

Anúncio Publicitário

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião