O Dia Mundial da Água, que será celebrado em 22 de março, é uma ocasião marcada pela Unesco para promover a reflexão sobre a gestão sustentável dos recursos hídricos e seu impacto no clima global. As mudanças climáticas, que resultam em alterações nos padrões de chuva, podem desencadear eventos extremos como secas e inundações.

Para se adaptar a esse contexto e promover a sustentabilidade, tem havido uma crescente demanda por imóveis com sistemas de captação de água da chuva, para reutilização em residências ou áreas comuns de prédios residenciais e comerciais.

Além disso, a implementação de hidrômetros individuais em condomínios, onde cada morador paga apenas pelo que consome, tem sido outra vantagem dos sistemas de captação de água da chuva. Assim como o aumento de novos empreendimentos com placas solares para alimentar áreas comuns e pontos de recarga para carros elétricos.

Como projetar esses espaços

Fernando França, engenheiro civil e professor universitário especializado em projetos de reuso de água para edificações, explica que a adaptação desses sistemas pode variar dependendo da estrutura existente, seja em uma casa ou prédio. Ele ressalta a importância de considerar a área de captação e a intensidade das chuvas locais ao projetar esses sistemas, bem como os diferentes tipos de tratamento da água necessários para diferentes usos.

Publicidade

França também destaca que, embora o investimento em sistemas de reuso de água geralmente não se pague apenas com a economia na conta de água, tem se tornado uma demanda crescente em novos empreendimentos, impulsionada pela conscientização sobre sustentabilidade.

Fonte: Bem Paraná

Anúncio Publicitário

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião