A Vigilância Sanitária de Foz do Iguaçu alerta sobre tentativas de golpe por telefone que envolvem supostas fiscalizações e cobranças de multas a estabelecimentos comerciais. Golpistas, se ando por agentes da vigilância, ligam para comércios afirmando ter recebido denúncias de irregularidades, como falta de álcool em gel ou produtos vencidos. Eles solicitam que o comerciante informe um código enviado por mensagem de celular, o que resulta na clonagem do número de celular ao rear o código.
A Vigilância Sanitária esclarece que não realiza autuações ou cobranças por telefone ou WhatsApp. Todas as verificações são feitas pessoalmente por agentes devidamente identificados. Em caso de dúvidas, a população pode contatar o órgão pelo telefone (45) 2105-8181.
Prevenção a Golpes no WhatsApp
Para se proteger de golpes semelhantes, é importante seguir algumas orientações:
Desconfie de mensagens ou ligações inesperadas: Se alguém afirmar ser um agente de fiscalização, confirme a identidade da pessoa e a veracidade da informação.
Não compartilhe códigos ou informações pessoais: Nunca forneça códigos de verificação ou informações pessoais por telefone ou mensagens.
Verifique diretamente com as autoridades: Em caso de dúvidas, entre em contato diretamente com a Vigilância Sanitária ou outros órgãos através de canais oficiais.
Use a autenticação em duas etapas: Habilite a autenticação em duas etapas nas suas contas de aplicativos de mensagens para aumentar a segurança.
Informe amigos e familiares: Compartilhe essas informações com pessoas próximas para que todos fiquem alertas e protegidos.