Com o tema “Nossa Natureza Fala Mais Alto”, a 6ª edição do Hackathon Show Rural Coopavel reuniu 16 equipes, totalizando 80 participantes, em uma maratona de 36 horas de tecnologia e inovação. O evento, que integrou o espaço digital do Show Rural, propôs a resolução de sete desafios reais enfrentados por empresas do agronegócio. A grande vencedora foi a equipe da Softpar, que desenvolveu uma solução inteligente para a gestão de documentos ambientais, batizada de Lince.
O desafio número 4, que rendeu à Softpar o primeiro lugar, consistia em criar um sistema para controlar o vencimento de licenças ambientais, um problema comum a todas as empresas que precisam manter suas operações dentro da legalidade. A equipe desenvolveu um software que se conecta ao Sistema de Gestão Ambiental (SGA), coletando automaticamente todas as licenças de uma empresa e criando um sistema de monitoramento com alertas via e-mail. A solução ainda utilizou inteligência artificial para a leitura e interpretação dos documentos, garantindo precisão e agilidade.
“Trouxemos uma agilidade gigantesca para os processos, reduzimos o risco de erro e foi com esse produto que vencemos o Hackathon”, comemorou Ali do Amaral, líder da equipe da Softpar. Além de resolver o problema proposto, o Hackathon exigia a criação de um produto comercializável. Foi assim que nasceu o Lince, uma plataforma de gestão inteligente para o controle de licenças ambientais.
A equipe campeã, composta por Ali do Amaral, Denis Gustavo, Heloisa Farias e Gustavo Zanatta, levou para casa um prêmio especial: uma imersão em um dos maiores ecossistemas de fintechs da América Latina, na Colômbia, oferecido pela Assespro-PR (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação).
“Nunca tínhamos participado de um evento como esse, mas fomos muito felizes porque realmente conseguimos fazer um produto de verdade, utilizável, que a cooperativa vai poder aplicar e que com certeza outras pessoas também poderão usar”, destacou Ali.

Sinergia e superação
O sentimento de felicidade e realização tomou conta da equipe. “É uma conquista de toda a minha equipe, algo que trouxe uma superação para nosso time, uma sinergia muito boa”, afirmou Ali. Para ele, o sucesso foi resultado da união do grupo: “Nada que um time decida é impossível de ser feito. Somos competentes individualmente, mas como time somos ainda mais. Acredito que foi por essa união que chegamos ao primeiro lugar”.
Abertura de portas para novos negócios
Além do reconhecimento, a vitória no Hackathon abriu portas para novos negócios. A Softpar já planeja comercializar o Lince para outras empresas. “O desafio agora é levar essa solução para cooperativas, hospitais e outros setores que também precisam gerenciar licenças ambientais”, explicou Ali.

Sobre a Softpar
A Softpar é uma empresa de tecnologia que desenvolve aplicativos e softwares web para empresas de todos os portes e segmentos, no Brasil e no Paraguai. Com prazos ágeis e garantia de funcionamento, a empresa se destaca pela capacidade de entregar soluções personalizadas e eficientes. A vitória no Hackathon Show Rural Coopavel consolida a Softpar como uma referência em inovação e tecnologia.