Cristian Paiva, chef do Sanma Hotel, apresentou algumas combinações entre peixes e vinhos que normalmente não estão nas opções de experimentação das pessoas.
“Um dos meus canapés favoritos é o Gravlax de salmão ao sour cream finalizado com ovas de Capellini. Esse é um tema polêmico, uma vez que o peixe tem um sabor delicado enquanto o vinho tinto tem um sabor mais intenso.”
Para conhecer um pouco mais dessas combinações, Cristian trouxe algumas delas, além de técnicas que podem funcionar perfeitamente. Como, por exemplo:
- Escolher um vinho tinto leve ou de corpo médio, dependendo do tipo de peixe e do seu preparo;
- Optar por peixes de água doce, como aruanã, tambaqui e pirarucu, pacu, surubim e pintado;
- Escolher peixes com maior teor de gordura, como o salmão, a corvina e a merluza negra;
- Escolher peixes cozidos em vinho tinto.
No entanto, ainda assim, é relativo para cada pessoa gostar ou não da combinação entre o vinho tinto e o peixe.
“Para que o sabor do salmão seja realçado, o gravlax, que é um salmão curado, tem uma textura delicada e um sabor suave, enquanto o sour cream adiciona cremosidade e acidez. Para essa combinação, um vinho tinto leve e fresco é o mais indicado, como um Pinot Noir ou um Gamay (como o Beaujolais). Estes vinhos possuem taninos suaves e uma acidez moderada que complementam bem a textura do salmão e a leve acidez do sour cream, sem sobrecarregar o prato”, explica.
Além disso, Cristian aconselha evitar muitos vinhos tintos encorpados e com taninos agressivos, como um Cabernet Sauvignon ou Syrah, pois eles podem se sobrepor ao sabor delicado do salmão.
Porém, a vitoriosa harmonização que estará presente no cardápio do MalbecDay é o Canapé de presunto de Parma com figos e mel – uma ótima iguaria que abalará o seu paladar.
“A combinação de presunto de Parma, com seu sabor salgado e delicado, e frutas secas ou mel, cria um contraste doce e salgado que combina bem com o Malbec, especialmente se o vinho tiver um toque mais frutado,” conclui o chef.
Cristian Paiva, chef do Sanma Hotel, ao sugerir combinações diferentes e surpreendentes entre peixes e vinhos, desafia os padrões convencionais e incentiva os apreciadores da gastronomia a experimentarem novos sabores. Com essa iniciativa, ele mostra às pessoas que a gastronomia não tradicional também pode ser apreciada.