O Parque Nacional do Iguaçu guarda segredos que vão muito além das Cataratas do Iguaçu ou do Macuco Safari: a fauna e flora são exuberantes e merecem seu conhecimento também. Hoje, o Parque realiza ações de visitação pública, proteção, educação ambiental e pesquisa, além de promover um cuidado e trabalho integrado que oferecem aos visitantes um contato único e inesquecível com uma das mais raras formações naturais: a Mata Atlântica.

Publicidade

A jornada tem início no Centro de Visitantes, de onde partem ônibus panorâmicos em direção à célebre Trilha das Cataratas. No entanto, é nos desvios dos caminhos que a verdadeira magia e aventura se desvenda.

A caminhada, com 1200m de extensão, possui diversos mirantes em seu trajeto. É possível, também, ver algumas espécies da flora e fauna locais, dando ênfase ao birdwatching (observação de pássaros ao ar livre que é e bastante procurada). 

Poço Preto

Para os que buscam uma experiência mais íntima com a natureza, o desembarque no caminho para o Poço Preto abre as portas para um percurso de 9 km através da exuberante Mata Atlântica. Este trajeto pode ser feito a pé ou de bicicleta, transformando-se em uma verdadeira aventura.

Publicidade
Poço Preto.

Mata Atlântica

O Parque Nacional do Iguaçu é reconhecido como patrimônio natural mundial, justamente por ser um dos pouquíssimos locais de conservação da Mata Atlântica. O ponto turístico, por sua vez, não apenas encanta visitantes, mas também possui uma rica biodiversidade conservada que desempenha benefícios socioambientais para as futuras gerações.

A área protege, ainda, mais de 2 mil espécies de plantas e animais em seus 1.850 km².

Mata Atlântica.

A fauna

Falando nos animais, é interessante abordar que novos deles no Parque estão sendo descobertas por pesquisadores, hoje sendo conhecidas cerca de 158 espécies mamíferas; há um total de 390 aves, 48 répteis, 12 anfíbios, 175 peixes e no mínimo 800 invertebrados. 

Quati / Foto: Christian Rizzi/ Gazeta do Povo)

Dicas para a visitação ao Parque Nacional do Iguaçu

Para aproveitar melhor sua visita ao Parque Nacional do Iguaçu, veja algumas dicas úteis:

Publicidade
  • Se atente à previsão do tempo quando estiver na época de viagem, já que isso contribui  para um melhor planejamento das atividades, principalmente para os eios ao ar livre.
  • Falando em previsão de tempo, é essencial levar uma capa de chuva para os eios externos. 
  • Traga casacos, também, e roupas mais quentes, principalmente se estiver na época de inverno. 
  • Leve água e hidrate-se, especialmente nos dias com temperaturas mais altas. 

A aventura que o Parque Nacional do Iguaçu proporciona é mágica e única. Portanto, adicione o local em sua lista para, quando puder, visitá-lo.

Anúncio Publicitário

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião