Foz do Iguaçu receberá a 6ª Semana da Pessoa com Síndrome de Down, no auditório da UNILA Jardim Universitário. O evento acontecerá entre os dias 21 e 23 de março, com palestras, cursos e atividades. Deste modo, o evento será voltado não apenas à comunidade acadêmica, mas também profissionais da educação e o público geral.

A iniciativa então é promovida pela Área da Educação do Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ILAACH), em parceria com a Associação de Famílias Unidas pela Trissomia do 21. A programação tem apoio da Federação Paranaense de Associações de Síndrome de Down (FEPASD), da Federação Brasileira de Associações de Síndrome de Down (FBASD) e da Secretaria de Ações Afirmativas da UNILA (SECAFE).

Contudo, neste ano, a Semana se alinha à campanha internacional “Improve Our Systems” (“Melhore nossos sistemas de apoio”), promovida pela Down Syndrome International. 

Acima de tudo, no Brasil, o lema adotado pelos autodefensores da FBASD reforça a importância da inclusão: “e para quem precisa. Todos juntos apoiando a inclusão! Seja rede de apoio.”

Publicidade

Programação

21/03 – Curso sobre Atendimento Educacional Especializado (AEE)

8h às 17h | Auditório da UNILA/JU

A formação será ministrada pela pedagoga e mestre em Educação Ana Paula Santi, com foco em professores do ensino comum, docentes de salas de recursos, pedagogos e coordenadores. O curso tem 60 vagas e carga horária de 8 horas.

21/03 – Palestra magna “A Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência e o direito à Educação Inclusiva”

Publicidade

19h | Auditório da UNILA/JU

O juiz de direito e doutor em Direito Internacional Luís Fernando Nigro Corrêa abordará a legislação e os desafios da educação inclusiva no Brasil.

22/03 – Palestra online “O Atendimento Educacional Especializado para promoção da escolarização de pessoas com deficiência em classe comum”9h | Transmissão pelo YouTube (https://www.youtube.com/@semanadapessoacomsindromedown)

A professora especialista Nathália Meneghine explicará estratégias para inclusão no ensino regular.

23/03 – Ação pública e palestra “Trajetória da primeira repórter com síndrome de Down do Brasil”

9h | Mercado Público Barrageiro

A jornalista e ativista Fernanda Honorato, primeira repórter com síndrome de Down do Brasil, compartilhará sua trajetória e vivências.

Por fim, o evento é gratuito e aberto ao público. As inscrições podem ser realizadas clicando aqui.

Anúncio Publicitário

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião