A 6ª edição do International Fish Congress & Fish Expo Brasil (IFC Brasil 2024) foi inaugurada na noite de terça-feira (24), em Foz do Iguaçu, ressaltando a importância do Paraná na cadeia de piscicultura. O evento, que conta com o apoio do Governo do Estado, se estenderá até quinta-feira (26) e inclui palestras, trabalhos científicos e mais de 150 expositores, consolidando-se como o maior evento do setor de pescados no Brasil e um dos mais significativos da América Latina.

Publicidade

Com a expectativa de atrair cerca de 4 mil participantes de diversos setores da cadeia produtiva, o congresso reunirá líderes da indústria, aquicultores, pescadores, fornecedores e investidores.

O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Natalino Avance de Souza, destacou que a piscicultura representa R$ 2 bilhões no Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) do estado, sustentando cerca de 25 mil propriedades, das quais aproximadamente 71% pertencem a agricultores familiares. “O Paraná se destaca pela sua capacidade de produzir alimentos de qualidade, sendo o principal produtor de proteínas animais, como a piscicultura”, afirmou Souza.

Ele ressaltou ainda a importância da colaboração entre o estado e as entidades do setor agropecuário para promover transformações significativas. “O Paraná possui uma capacidade única de articulação, e as cooperativas têm sido fundamentais para essa revolução. Temos a oportunidade de fazer do Paraná o maior supermercado do mundo, de forma sustentável, ambiental, econômica e socialmente”, concluiu.

Publicidade

Projeções para a Aquicultura

De acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), a aquicultura e a pesca desempenham um papel essencial na alimentação de uma população global em crescimento, que demanda alimentos saudáveis, seguros e sustentáveis.

O presidente do IFC, Altemir Gregolin, mencionou que a programação do evento está em sintonia com o momento positivo do mercado de pescados no Brasil, que enfrenta um aumento na procura por alimentos saudáveis. “Nos últimos dez anos, a aquicultura brasileira acelerou seu crescimento. Nas próximas décadas, estaremos ao lado dos grandes produtores globais”, disse Gregolin, citando que o consumo mundial de pescados subiu de 20,2 quilos por habitante por ano em 2020 para 20,7 quilos em 2022.

Destaques do Setor

Dados do IBGE, divulgados em setembro, indicam um crescimento de 6,2% na piscicultura nacional em 2023, com a produção totalizando 655 mil toneladas. O Paraná se destaca com três municípios entre os cinco principais produtores de peixe do Brasil: Nova Aurora (2º), Palotina (4º) e Assis Chateaubriand (5º). O estado é também líder na produção de tilápia, representando 39,6% da produção nacional.

O ministro interino da Pesca e Aquicultura, Edipo Araujo, defendeu a importância do setor para o combate à fome e geração de emprego. Ele anunciou um acordo de cooperação técnica com a Itaipu Binacional para fortalecer a cadeia, destacando a inclusão do pescado na cesta básica e na merenda escolar, algo já respaldado por uma lei no Paraná. “O Brasil reafirma seu compromisso com esse setor estratégico”, afirmou Araujo.

Publicidade

Programação do IFC Brasil 2024

O IFC Brasil 2024 contará com sete eventos simultâneos, incluindo o Congresso Internacional de Aquicultura, a Feira de Tecnologias e Negócios (VI Fish Expo), a 2ª Aquacultura 4.0, Rodadas Internacionais de Negócios, apresentações de trabalhos científicos, o 4º Encontro Mulheres da Aquicultura e workshops sobre Sistemas de Recirculação de Água.

Realização e Patrocínio

O IFC Brasil 2024 é correalizado pela Fundep (Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-graduação), Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), UFPR (Universidade Federal do Paraná) e Funpar.

Os patrocinadores incluem CNPQ, Itaipu Binacional, Caixa Econômica Federal, MPA, Governo Federal, Copel Energia, Sanepar, Governo do Paraná, BRDE e Sebrae. O apoio vem de APEX Brasil, ABIPESCA, PEIXE BR e Unila.

Fonte: Assessoria Governo do Estado do Paraná

Anúncio Publicitário

Produtora de Conteúdo
Quando se trata de produzir conteúdo para o Portal 100fronteir100fronteiras.noticiascatarinenses.com ela domina. Bacharel em Saúde Coletiva, atualmente ela cursa Letras.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião