O Projeto de Lei n°720/2024 traz boa notícia para o esporte e turismo de Foz do Iguaçu: o deputado Estadual Matheus Vermelho fornece o título de Utilidade Pública ao Iate Clube Lago de Itaipu – ICLI, aprovado pelos demais semelhantes na Assembleia Legislativa.

A iniciativa de Matheus veio à tona em razão dos grandes serviços prestados do clube ao município de Foz do Iguaçu. “O ICLI tem se destacado na realização de grandes eventos esportivos e náuticos, que contribuem para o turismo paranaense. Além disso, possuem o belo Projeto Velejar é Preciso, que insere nossos jovens no esporte”, explica.
Evandro Ferreira, comodoro do ICLI, celebrou a conquista: “Este projeto de lei vai favorecer muito o esporte com o nosso projeto Velejar é Preciso, no qual atualmente atendemos 165 crianças e iremos estender para 200. São jovens da periferia da cidade, onde lá eles recebem alimentação, transporte e instrução. Essa lei nos ajudará muito, pois será possível captar recursos junto aos órgãos do Governo Estadual para que ajude os jovens do projeto a participar de competições fora da cidade”, pontua.
Atualmente, o ICLI recebe recursos da Itaipu Binacional, porém não supre toda a demanda: “O recurso banca RH, equipamentos e treinamento das crianças in loco na cidade de Foz”, explica o comodoro.
Porém os alunos destacados nos treinamentos ficam preparados para disputar campeonatos fora da região. “Sem essa Utilidade Pública Estadual, não conseguimos pegar verba com a Secretaria de Esportes para que esses jovens disputem competições fora da cidade”, explica. “Eu, como comodoro, e toda diretoria e sócios agradecemos muito ao Deputado Matheus Vermelho por esse empenho em colocar o ICLI como Utilidade Pública”, finaliza Evandro.
Projeto “Velejar é Preciso” e o ICLI
O Projeto Velejar é Preciso, organizado pelo Iate Clube Lago de Itaipu, proporciona o desenvolvimento da vela em Foz do Iguaçu, especialmente para jovens da rede pública. O ICLI atende crianças e adolescentes de 7 a 16 anos, com treinos no contraturno escolar. Os melhores atletas integram a equipe principal e treinam também para competições. O projeto tem como iniciativa formar esportistas, incentivar a cultura da vela e estimular jovens a seguirem no esporte e na vida de maneira excelente.
