A Adetur Cataratas e Caminhos, em conjunto com as prefeituras municipais da região turística Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu, juntamente com grupos de ciclistas, estão organizando o 8º Circuito Regional de Cicloturismo – edição especial Caminhos do Iguaçu, que acontecerá neste fim de semana em Marechal Cândido Rondon.
Esta edição recebe o apoio da Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu, Cresol Conexão, Calé Bike Shop, Pet Bike Shop, HDC Bike Shop e Proativa Sport Clothing. O Cicloturismo é uma tradição na região de Cataratas e Caminhos, atraindo mais de oito mil participantes na última edição.
A cidade de Marechal Cândido Rondon dará início às festividades desta edição especial, com a etapa marcada para o domingo, dia 17 de março.
Para quem fez a sua inscrição, ganhará café da manhã, distribuição de frutas, água antes e durante o percurso, apoio veicular durante a rota, seguro de acidentes pessoais e almoço no dia do evento.
Percursos
O Circuito oferecerá dois percursos, com distâncias de 40 quilômetros e 30 quilômetros, respectivamente. Ambos os trajetos contemplam estradas de terra, calçamento irregular e asfalto, com nível de dificuldade moderado.

A largada será dada no Centro de Eventos Werner Wanderer, em Marechal Cândido Rondon, na Rua Ceará, às 08 horas.
A coordenadora técnica da Adetur, Sara Fernanda de Moraes, destaca que a novidade desta edição é o Caminhos do Iguaçu, em referência ao projeto de trilhas que interliga o Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, ao Parque Nacional de Ilha Grande, em Guaíra.
Segundo ela, os ciclistas terão uma imersão nas experiências da região, ando pelos principais atrativos e empreendimentos turísticos, priorizando áreas naturais e rurais. Cada município lançará sua ciclorrota, com sinalização permanente, permitindo que os ciclistas retornem ao roteiro.
Rafael Alexandre Schroder, presidente da Associação Rondonense de Ciclismo e coordenador geral da etapa, destaca que Marechal Cândido Rondon é reconhecida por ter sediado o maior Cicloturismo do Paraná em 2018. Ele reitera o cuidado e o carinho na organização do evento, assegurando que os percursos incluirão pontos atrativos do município, como as corredeiras do Moinho Heinke. Schroder enfatiza a preocupação com a altimetria dos trajetos para garantir uma experiência agradável e convida a todos a participarem deste grande evento de Cicloturismo na região.
Fonte: Adetur