A panqueca tem uma origem muito antiga e, embora seja consumida de diversas formas em várias culturas ao redor do mundo, ela é tradicionalmente associada a pratos simples e rápidos que utilizam poucos ingredientes.

Publicidade

Acredita-se que a panqueca tenha surgido em civilizações antigas. Existem registros de versões primitivas de panquecas em várias culturas, feitas com farinha, água e, por vezes, ovos, que eram cozidas sobre pedras quentes.

Origens históricas:

  1. Antiga Grécia: A primeira referência registrada a algo parecido com a panqueca pode ser encontrada em textos da Grécia Antiga, onde uma versão simples chamada “tagenites” era preparada com farinha, azeite, mel e leite, e cozida em uma a quente.
  2. Roma Antiga: Os romanos também faziam um prato semelhante, usando uma mistura de farinha, água e, às vezes, leite e ovos. Eles chamavam esse prato de “Alita Dolcia” e, como as versões gregas, era cozido em uma a quente.
  3. Idade Média: Na Europa medieval, as panquecas aram a ser mais populares. Elas eram feitas de farinha de trigo, ovos e leite, ingredientes que estavam se tornando mais comuns. Em algumas regiões da Europa, panquecas eram preparadas para festas de carnaval, como uma maneira de usar os ingredientes perecíveis antes da Quaresma, período de jejum.

Ingredientes para a massa:

  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 1/2 xícara de leite
  • 2 ovos
  • 1 colher de sopa de óleo ou manteiga derretida
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de chá de fermento em pó (opcional, para deixar a massa mais fofinha)

Ingredientes para o recheio (opcional, pode ser o recheio de sua escolha):

  • 300g de carne moída (ou frango desfiado, queijo e presunto, etc.)
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 tomate picado
  • Sal e pimenta a gosto
  • 1/2 xícara de molho de tomate (opcional)

Modo de preparo da massa:

  1. Prepare a massa: Em uma tigela, coloque a farinha de trigo, o leite, os ovos, o óleo (ou manteiga), o sal e o fermento. Misture bem até que a massa fique homogênea e sem grumos.
  2. Cozinhe a massa: Aqueça uma frigideira antiaderente com um pouco de óleo ou manteiga em fogo médio. Coloque uma pequena quantidade de massa na frigideira quente, espalhando bem para formar uma camada fina.
  3. Cozinhe a panqueca: Deixe a panqueca dourar por cerca de 1-2 minutos e vire com cuidado para dourar do outro lado. Retire da frigideira e reserve. Repita até que toda a massa tenha sido utilizada.

Modo de preparo do recheio (opcional):

  1. Prepare o recheio: Em uma a, refogue a cebola e o alho até ficarem dourados. Adicione a carne moída (ou outro ingrediente de sua escolha) e cozinhe até que fique bem dourada. Tempere com sal, pimenta e adicione o molho de tomate, se desejar.
  2. Recheie as panquecas: Coloque uma porção do recheio no centro de cada panqueca e enrole com cuidado.

Montagem:

  1. Monte o prato: Coloque as panquecas recheadas em uma assadeira untada, cubra com mais molho de tomate ou molho branco (se preferir) e polvilhe com queijo ralado.
  2. Leve ao forno: Asse em forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 15-20 minutos, até que o queijo esteja derretido e as panquecas fiquem bem aquecidas.
Anúncio Publicitário

Produtora de Conteúdo
Quando se trata de produzir conteúdo para o Portal 100fronteir100fronteiras.noticiascatarinenses.com ela domina. Bacharel em Saúde Coletiva, atualmente ela cursa Letras.

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião