O Guia de Artistas de Foz do Iguaçu nasceu no dia 4 de junho de 2020, em meio a pandemia de Covid-19. A missão do Guia, desde aquele primeiro momento, era fortalecer o cenário artístico da cidade. Ainda, buscava promover a integração entre os artistas.

Publicidade

O objetivo do Guia dos Artistas continua o mesmo, mas agora mais concreto. A criadora do projeto, Ana Clara Fank, procurou a 100fronteiras com a intenção de expandir o o as artes e aos artistas de Foz do Iguaçu para fora da esfera da comunidade artística. E juntos, pretendemos construir um fluxo de divulgação artística e cultural.

A ideia por trás do Guia veio da experiência de viver o contexto turístico que só a Tríplice Fronteira é capaz de oferecer. A Ana, que exerce a função de mediadora cultural, foi inspirada pelos inúmero guias locais – de eios, gastronomia, comércio, entre tantos outros segmentos -, e resolveu criar um guia para os artistas de Foz.

Assim, o Guia de Artistas surge como o primeiro catálogo de exposição de artistas na cidade. Para que a ideia fosse ível a todos, a plataforma digital foi a melhor escolha. De tal modo, foi possível que artistas compartilhassem seus trabalhos e trocassem experiências.

Publicidade

Em prática

Mesmo durante a pandemia, iniciativas foram realizadas para conectar os artistas ao Guia e incentivar a comunidade a apreciar a cena artística de Foz do Iguaçu. Para citar alguns exemplos, temos o “TCndo redes – Encontro Virtual de Artistas Visuais de Foz”, o “GAF(e)” e o “GUIA MOSTRA” – que foi o primeiro evento presencial do Guia.

A responsável pelo projeto é a Ana Clara Fank. Graduada em Letras, Artes e Mediação Cultural pela UNILA, é também artista visual. Além disso, faz parte do coletivo “Poéticas do ENTRE: Corpo, Escuta e Criação Artística” como pesquisadora na área da arte.

O Guia de Artistas de Foz e a 100fronteiras

A 100fronteiras procura sempre valorizar as melhores experiências oferecidas pela região trinacional. Por isso, em colaboração com o Guia de Artistas de Foz, agora a 100fronteiras vai também promover a agenda cultural e a produção artística da cidade.

O Guia incluí uma seleção de variedades artísticas, focando nas artes visuais, proprociona a criação de eventos artísticos para a cidade e incentiva iniciativas independentes relacionadas a área que acontecem na região.

Publicidade

Como posso participar?

O Guia de Artistas de Foz é um projeto voluntário pensado para artistas, moradores e turistas. Então, caso seja um apreciador das artes e da cultura, acompanhe o novo conteúdo e interaja com o catálogo online e com a 100fronteiras. Para se cadastrar no Guia como artista, existe um formulário disponível nas redes sociais. Se deseja colaborar com o Guia de outro maneira, entre em contato.

Anúncio Publicitário

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião