Com um crescimento de 17,37% nos últimos cinco anos, o Paraná se consolidou como um dos principais polos industriais do Brasil, atingindo a marca de 973 mil empregados na indústria de transformação. O estado agora ocupa a terceira posição no ranking nacional, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), compilados pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

Publicidade

A análise compara os números do primeiro trimestre de 2019 com os dados mais recentes, referentes ao terceiro trimestre de 2024. Nesse período, o Paraná gerou 144 mil novos empregos no setor, superando Santa Catarina, que criou 91 mil vagas e atingiu 937 mil trabalhadores. Em termos absolutos, o Paraná segue atrás de São Paulo (3,58 milhões de empregos) e Minas Gerais (1,44 milhão de empregos), mas lidera na região Sul, à frente de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Na lista dos dez estados com maior número de empregos na indústria de transformação, além de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, estão Rio Grande do Sul (891 mil), Rio de Janeiro (563 mil), Ceará (440 mil), Pará (420 mil), Goiás (420 mil) e Bahia (418 mil).

Reflexo das políticas estaduais e da competitividade industrial

Publicidade

O secretário estadual da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, destacou que o bom desempenho do Paraná é resultado das ações do Governo do Estado para fortalecer o setor industrial. “Avançamos na desburocratização, inovação e na qualificação profissional. Esses esforços aumentaram a competitividade da nossa indústria e, consequentemente, geraram mais empregos. A liderança do Paraná no setor mostra que estamos no caminho certo para atrair ainda mais investimentos”, afirmou.

Crescimento acima da média nacional

O crescimento do Paraná no número de empregos na indústria de transformação foi superior à média nacional, que registrou aumento de 11,8% no mesmo período. Entre janeiro de 2019 e novembro de 2024, a produção industrial paranaense cresceu 15,1%, segundo dados ajustados sazonalmente do IBGE. Esse crescimento é quase sete vezes superior ao aumento da produção nacional, que foi de 2,2%. No Sul do Brasil, o Paraná manteve-se na liderança, com Santa Catarina registrando um aumento de 10,1% e o Rio Grande do Sul, 0,7%.

Investimentos em expansão industrial e programas de incentivos

Publicidade

O diretor-presidente do Ipardes, Jorge Callado, atribui esse desempenho a uma política de atração de investimentos do Governo do Estado. “Investimentos significativos foram realizados na ampliação e instalação de plantas industriais, muitos dos quais viabilizados por programas do Estado, como o Paraná Competitivo”, explicou. Desde 2019, o Paraná recebeu R$ 300 bilhões em investimentos de empresas de diversos setores, que aplicaram recursos na construção de novas fábricas ou na expansão das suas operações.

Paraná Competitivo: incentivo à instalação de novas indústrias

O Paraná Competitivo é um programa estadual que oferece incentivos e benefícios fiscais para empresas interessadas em se instalar ou expandir no estado. Coordenado pela Secretaria da Fazenda (Sefa) e pela Invest Paraná, a agência de atração de investimentos, o programa tem sido um dos principais instrumentos para fortalecer a economia do estado e aumentar a geração de empregos no setor industrial.

Fonte:Assessoria Governo do Estado do Paraná

Anúncio Publicitário

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião