Após convite feito pela Prefeitura de Foz do Iguaçu, comunidade é informada que poderá participar da etapa de consulta pública sobre a minuta do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Bosque Guarani.
O processo acontecerá de forma remota e presencial.
Entre os dias 20 de fevereiro e dia 7 de março, até às 18h, a comunidade poderá á-la remotamente por meio de um formulário eletrônico, e de modo presencial, dia 6 de março, das 14h às 18h, no Centro Integrado de Desenvolvimento Regional, na Acifi.
O plano começou a ser elaborado no ano ado, e agora entra na fase de Consulta Pública, em que conta com a participação da população para sugerir melhorias e realizar apontamentos sobre a utilização do espaço.
Organizado pelas secretarias municipais de Planejamento e Urbanismo, Turismo e de Meio Ambiente, a iniciativa faz parte do projeto de requalificação da área.
O espaço já é uma Unidade de Conservação, por meio do decreto 31350/2023. “Estamos acompanhando de perto o Plano de Manejo da Unidade de Conservação do Parque Natural Municipal Bosque Guarani e reforçamos a relevância de ter um plano de gestão bem estruturado para esse espaço. Esse é um trabalho fundamental para que possamos elaborar outros projetos voltados à revitalização”, expressa o secretário de Meio Ambiente, Sérgio Caimi.
Muitos comentam que o bosque poderia ser utilizado como um espaço natural de lazer e recreação para os moradores, além de estar na zona central da cidade, com fácil o ao terminal de ônibus.
Plano de manejo, o que é?
A Prefeitura de Foz do Iguaçu deu início em 2024, ao processo de elaboração do Plano de Manejo.
A fase de Consulta Pública é uma oportunidade para que a população local participe do projeto. “Os munícipes podem contribuir consultando a minuta, fazendo sugestões e integrando-se ao processo elaborativo do documento. Como um dos principais objetivos da revitalização do Parque é transformá-lo em um espaço voltado para a comunidade, é fundamental que ela também participe ativamente desse processo”, diz o diretor de Projetos Estratégicos Turísticos e Transformação Territorial do Destino, Leandro Vandré Heineck.
Como ar a consulta pública de forma remota?
Consulta Remota:
Período: de 20/02/2025 a 07/03/2025 (18h)
Como participar: envio de formulário eletrônico para [email protected]
O formulário estará disponível neste link.
O link não abre