Enquanto o mundo se adapta às novas tecnologias, com a automação e inteligência artificial ganhando espaço, cresce também o desejo de se conectar a modelos que priorizam as relações humanas. Esse movimento pode explicar o constante crescimento do cooperativismo no Brasil, que, segundo o Anuário do Cooperativismo Brasileiro, registrou um aumento de mais de 14% no número de cooperados em 2024 em comparação ao ano anterior. A importância das cooperativas é reconhecida globalmente, com a ONU declarando 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, destacando o papel dessas organizações na economia e na sociedade.
Dentro do cooperativismo, as cooperativas de crédito ganham destaque, especialmente pelo impacto no desenvolvimento local e comunitário. Essas instituições se diferenciam por seu modelo de negócios coletivo, onde os cooperados não são apenas clientes, mas também donos, com poder de decisão e participação ativa nas ações da cooperativa. O Banco Central aponta que 57% dos municípios brasileiros já contam com pelo menos uma unidade de cooperativa de crédito, o que demonstra a crescente presença e importância desse modelo no país.
A Assembleia como Espaço de Participação Ativa
Para a Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ, uma das principais cooperativas de crédito do Brasil, as assembleias representam momentos essenciais de interação e decisão. Entre 03 de fevereiro e 25 de março de 2025, os 220 mil associados da cooperativa, localizados nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, terão a oportunidade de participar presencialmente dessas reuniões, onde poderão votar e definir os rumos da instituição.
Aldo Dagostim, presidente da Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ, reforça a importância dessas assembleias como uma oportunidade para os associados exercerem seu papel de donos da cooperativa. “Nas assembleias, nossos associados têm a chance de participar das decisões, acompanhar os resultados financeiros e contribuir para o crescimento da Sicredi”, afirma.
Além de apresentar os resultados e avanços da cooperativa, a Sicredi também utiliza esses encontros para discutir o planejamento do próximo ciclo e compartilhar as ações de impacto realizadas nas comunidades. “Queremos ouvir as ideias, perspectivas e sugestões dos nossos associados. As assembleias são espaços de diálogo e participação ativa, essenciais para nosso compromisso com as comunidades onde atuamos”, destaca Fernando Tarcisio Perin, diretor-executivo da Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ.
Fonte:Assessoria Sicredi


