Foz do Iguaçu é um verdadeiro santuário da biodiversidade, abrigando uma rica variedade de animais silvestres em meio às suas áreas urbanas e unidades de conservação.
De tucanos a capivaras, ando por borboletas coloridas e espécies raras, a fauna local encanta moradores e visitantes, reforçando a importância da preservação ambiental e do convívio harmonioso entre a cidade e a natureza.
Quais são os animais que mais representam a região?
As capivaras são animais muito comuns na região. Vários turistas se encantam quando as encontram, geralmente saindo do Parque Nacional do Iguaçu. Mas por mais que sejam lindas e fofas, não se engane! As capivaras e todos os outros animais da lista são animais selvagens.

Onça-pintada
As famosas onças-pintadas, podem pesar de 61 até 158 kg, sua alimentação é obviamente carnívora, dando foco a tatus, capivaras, catetos, veados, macacos, quatis, peixes e até mesmo jacarés. Solitárias, noturnas e terrestres, onde também conseguem escalar árvores e nadar otimamente. No Refúgio Biológico da Itaipu Binacional, você encontra um lugar de preservação e procriação da espécie, além de que lá existem outros animais resgatados.
Dentro da Mata Atlântica, região aos cuidados do Parque Nacional do Iguaçu, existem onças obviamente. Mas não se preocupe, o Parque é extremamente responsável em cuidar desses animais e de sua segurança, além de que, a chance de vê-las se quer de longe é bem baixa.

Quat
Os quatis gostam de andar acompanhados, geralmente pertencem a bandos de 30 ou menos animais, com fêmeas adultas e machos e fêmeas juvenis. Machos adultos são maiores e andam sozinhos. Eles pesam de 3 até 7,2 kg, e comem insetos, frutos, raízes, lesmas, minhocas, ovos, lagartos, pequenos roedores, aves, rejeitos humanos e etc.

Macaco-Prego
Os primatas também são bem comuns pela região, pesando em média 1,4 até 4,8 kg, os macacos nascem apenas um por vez numa gestação de 6 meses para fêmea.
Eles gostam de viver em bandos de até 40 macacos, a maioria deles come ovos, frutos, sementes, flores, insetos, brotos e etc. E claro, assim como os quatis, esses animais comem o que lhe é dado. Portanto sua alimentação pode envolver comidas humanas que eles acharem por ai.
Há algum tempo os macacos-pregos apareceram em algumas vilas em Foz, dando ênfase a essa procura por alimento. Mas isso é preocupante, uma vez que comidas inapropriadas podem fazer mal aos macacos.
Alguns desses amiguinhos primatas podem ser vistos no Zoológico Bosque Guarani!

Araras
Quem não sonha em vir para Terra das Cataratas e conhecer de pertinho um dos animais mais belos daqui?! Bom as Araras são animais fascinantes e muito bonitos em minha percepção, dependendo da espécie elas podem chegar de 40 cm até 95 cm, e pesar entre
No Parque das Aves, você encontra as Araras-Vermelha onde sua alimentação se baseia em sementes e frutos, sua vida útil pode ser de até 63 anos. Já as Araras-Macao botam de 1 até 4 ovos, vivem em média 48 anos, e comem frutos, flores e sementes.
Nas Araras-Canindé a dieta é a mesma que as vermelhas, e seu tempo de vida útil é o mesmo das Macao, um fato interessante é que os pares permanecem juntos pelo resto da vida, ou seja, as aves são monogâmicas.

Tucano Toco
Com cerca de 56 cm, penas pretas e o enorme bico laranja de 20 cm, os simpáticos tucanos são outra atração indispensável de se ver no Parque das Aves.
Em seu habitat natural eles comem insetos, frutas e artrópodes, saqueando até mesmos ninhos de outras aves e consumindo seus ovos e filhotes.
O Tucano de Bico Verde, também encontrado no Parque das Aves, é um pouco menor com 48 cm de tamanho, e como diz seu nome, pelo bico verde e destacado pela cor vermelha. Mantém praticamente a mesma alimentação que o mencionado anterior, tendo mais frequência de saquear os ninhos de outros pássaros.

Borboletas:
No Parque das Aves você pode ver além dos lindos pássaros: cobras, iguanas, jacarés e borboletas no próprio Borboletário do Parque!
As borboletas existem quase no mundo inteiro, sua variação de tamanho, cor e forma é fascinante, as regiões mais comum de seu aparecimento é em países tropicais!

Sua importância está no que elas causam no ecossistema como polinizadoras e sendo fonte de alimentação para alguns animais.
Como mencionado anteriormente, existe um Borboletário famoso no Parque das Aves, que além de monitorar a reprodução desse animal, preserva mais de 800 espécies!
Borboleta 88
Uma das mais famosas em Foz, é a borboleta 88, chamada de Diaethria clymena que possui esse nome popular por conta do formato do desenho (manchas) de suas asas.

Agora que você conhece os animais mais característicos da região, te convidamos a visitar a cidade, ou então visitar os pontos turísticos citados! Lembre-se, todos os animais citados acima são selvagens, ou seja, não toque ou não alimente caso ver um!