Maior obra em desnível do Paraguai, o multiviaduto no km 7 da Ruta PY2 está 40,21% concluído. A expectativa é que a obra esteja pronta dentro do prazo estabelecido, que é de 500 dias.
No cronograma de trabalho era estimado um progresso de 35% neste mês de abril. Mas, mesmo com os transtornos devido à pandemia do coronavírus, o projeto teve uma progressão maior.
A construção não parou durante a quarentena em razão da covid-19, porém medidas sanitárias foram tomadas conforme o protocolo. Com o número operacional diminuído, cerca de cem pessoas estão envolvidas no trabalho (antes eram aproximadamente 250), que atuam em dois turnos no local, de acordo com o protocolo estabelecido pelo Ministério de Obras Públicas e Comunicações e endossado pelo Ministério de Saúde e Bem-Estar Social.
Segundo explica Fernando Souto, superintendente de Obras e Desenvolvimento de Itaipu, os responsáveis pela obra conseguiram manter o ritmo de trabalho esperado com o apoio de 52 máquinas e equipamentos rodoviários.

Sobre o multiviaduto
O projeto, de custo aproximado de US$ 11 milhões, é financiado pela Itaipu Binacional.
Esse multiviaduto – o maior viaduto a ser construído no Paraguai – visa à solução definitiva para os engarrafamentos históricos provocados na rota em seus cruzamentos entre as avenidas Julio César Riquelme e Peru, onde avam cerca de cem mil carros por dia.
Foto: Itaipu Binacional