O Marco das Três Fronteiras é caracterizado por um obelisco, sendo este, um ponto turístico localizado, em suma, nas cidades de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Presidente Franco.
Que refere-se ao local de divisa territorial. Portanto, está entre o Brasil, a Argentina e o Paraguai.
História

O marco brasileiro, localizado no bairro iguaçuense, Porto Meira, foi inaugurado em 1903. Seus idealizadores foram o marechal Cândido Rondon e Dionísio Cerqueira.
Na vizinha Argentina, situa-se à margem do rio Iguaçu. E no lado paraguaio, fica à margem direita do rio Paraná.
Os três obeliscos , igualmente pintados com as cores nacionais, formam um triângulo que fixa o limite territorial e a soberania dos três países.
O marco das três fronteiras recebeu a visita da Coluna Prestes.
Nesta terça-feira (20), o Marco das Três Fronteiras, no encontro dos rios Paraná e Iguaçu (PR) completa 118 anos. O monumento é reconhecido como um patrimônio histórico e cultural da região.
O marco argentino, que se situa às margens do Rio Iguaçu, foi inaugurado na mesma data. Já o marco paraguaio, que fica à margem direita do Rio Paraná, foi erguido anos depois, em 26 de janeiro de 1961.
Depois das Cataratas do Iguaçu, todavia, o Marco das Três Fronteiras é, o atrativo turístico mais antigo de Foz do Iguaçu.
Até 1972, o Marco não estava nas rotas de visitação turística. Entretanto as autoridades, militares e diplomatas já o visitavas com certa frequência.
Ao iniciar a construção da Usina de Itaipu e a vinda de mais pessoas, todavia, fez com que a curiosidade sobre o lugar crescesse.
Em 1976 e 1977, contudo, com a criação dos Voos de Turismo Doméstico (VTDs), o obelisco teve uma elevada no número de visitantes. Milhares de turistas puderam ter o ao ponto turístico.
Marco das Três Fronteiras e seus encantos

Em Foz do Iguaçu, está instalado o Complexo Turístico Marco das Três Fronteiras. Onde o visitante tem à disposição uma excelente infraestrutura. Em suma, há diversas atrações, gastronomia regional, ambientação histórica, curiosidades e conforto e segurança para ear, contemplar e viver o lugar.
Do obelisco brasileiro, fixado há mais de 118 anos, com as cores da bandeira do Brasil, o visitante tem a oportunidade de fazer uma imersão na história do país e do continente.
Com luzes e águas em volta do monumento, portanto, há uma transformação da referência histórica em uma atração viva, muito envolvente.
Localizado na área da Praça das Três Fronteiras, o ponto é, portanto, uma ótima parada para registros fotográficos e vídeos.
Se na frente do Marco, temos o espetáculo natural proporcionado pelo Rio Paraná, que nos brindou com a Usina de Itaipu, e o Rio Iguaçu, com as Cataratas do Iguaçu, na Praça das Três Fronteiras. Da mesma forma o visitante tem diariamente a oportunidade de celebrar a magia da fronteira com o espetáculo das águas, das luzes e da história.
Em 2019, o atrativo atingiu a marca de um milhão de visitantes.
Ação fotográfica “Um Marco na Minha Vida”

Para celebrar seu 118° aniversário, o Marco das Três Fronteiras, lança neste dia 20, uma ação fotográfica chamada “Um Marco na Minha Vida”. Contudo, será para visitantes que já foram ao atrativo.
Pois estes, são convidados a compartilhar seus registros e concorrer a diversos prêmios.
Os 10 registros mais marcantes, vão ser em suma, os escolhidos, e seguirão alguns critérios, como:
- originalidade;
- cenário;
- curiosidade;
- mensagem;
- história;
- ineditismo;
- aspectos singulares do atrativo.
Moradores de Foz do Iguaçu tem gratuidade para visitar o Marco das Três Fronteiras. Em suma, para usufruir do benefício, é necessário apresentar um documento com foto e comprovante de residência na cidade.
Portanto, para facilitar o o diário, o cadastro é digitalizado e tem validade de um ano.
O cadastramento e a retirada de ingresso dos iguaçuenses é feita na bilheteria do Marco. Que, em suma, está instalada no Centro de Visitantes.