Nesse último final de semana, o Paraguai teve um fortalecimento da sua campanha de vacinação contra a covid-19, e aplicou doses em 3.420 pessoas. A vacinação aconteceu nos cinco postos autorizados e também em Alto Paraná, que ao todo vacinou 1.200 pessoas.
As doses da vacina estão sendo disponibilizadas para pessoas com mais de 55 anos no momento, porém o cadastro já está disponível.
No sábado apenas o posto de vacinação em Alto Paraná estava aberto para receber as pessoas. Já no domingo, foi a vez dos outros cinco postos, que foram no Governo, no Parque Linear da Área 1 em Ciudad del Este e nos hospitais de Minga Guazú, Presidente Franco e Hernandarias, segundo Radio Concierto.
Hoje, segunda-feira (14), a vacinação no Paraguai retomou em vários postos, e continuará sendo apenas para pessoas com 55 anos ou mais, até todo o grupo receber a primeira dose contra a covid-19.
O dia para se vacinar dependerá da terminação da identidade da pessoa; caso termine com 0 ou 1, a dose vai ser recebida na segunda-feira, hoje, 2 e 3 na terça-feira e assim vai.
Áreas de risco no Paraguai
A Vigilância de Saúde do Paraguai está constantemente atualizando o mapa de risco do país, que mostra as áreas onde o contágio mais acontece e mais mortes pela doença são registradas. No momento, Alto Paraná conseguiu sair dessa classificação.
Essas áreas de risco são aquelas em que a incidência superou 150 casos por 100 mil habitantes. Confira quais departamentos do Paraguai são, até o momento, consideradas áreas de alto contágio.
- Assunção
- Misiones
- Central
- Ñeembucú
- Guairá
- Paraguarí
- Cordillera
- Itapúa
- Presidente Hayes
- Caazapá
- Concepción
- Caaguazú
A situação do Paraguai não é tão boa; apesar de a vacinação estar acontecendo um pouco mais rápido do que antes, ainda não está sendo o bastante. Com isso, o mês de maio foi considerado um dos piores até agora para o Paraguai em relação a covid-19, e até mesmo ficou em 1º lugar com mais mortes no mundo, segundo o Our World in Data.