Nunca antes se ouviu falar tanto que um Presidente da República esteve em Foz do Iguaçu, em um período de dois anos, como agora. Desde que Jair Bolsonaro assumiu a Presidência da República em 2018, ele já veio à cidade em seis ocasiões, todas a trabalho, para cumprir agenda de obras e solenidades relacionadas à Itaipu Binacional.
Desta vez, 07 de abril, ele veio a Foz do Iguaçu para a solenidade de entrega da pista de ampliação do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu e posse do novo diretor-geral da Itaipu, do lado brasileiro.

Momentos em que o Presidente da República esteve em Foz
- A primeira vez que o Presidente Bolsonaro veio para Foz foi no início de 2019 para acompanhar a posse do diretor-geral da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna.
- A segunda visita foi para a construção da Segunda Ponte entre Brasil e Paraguai.
- Depois, em 2020, voltou a cidade para lançar a pedra fundamental para a duplicação da BR-469.
- No final do ano ado, novamente esteve na cidade para visitar as obras da Ponte da Integração, ao lado do presidente do Paraguai.
- E mais recentemente esteve na cidade para dar inicio as obras de revitalização do sistema Furnas.
- Hoje (07) ele está pela sexta vez na cidade, em um intervalo de dois anos, para entregar a obra da pista do aeroporto e participar da posse do novo diretor-geral da Itaipu, João Francisco Ferreira.

Sobre a nova pista do aeroporto
O presidente Jair Bolsonaro voltou nesta quarta-feira (7) a Foz para a solenidade de término da obra civil de ampliação da pista do Aeroporto Internacional e a transmissão de cargo do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Joaquim Silva e Luna, para o novo comandante da margem brasileira da empresa, general João Francisco Ferreira. Os eventos foram realizados no saguão de embarque do aeroporto e no Cineteatro dos Barrageiros, na usina, respectivamente.
Para relembrar, foi em 28 de fevereiro de 2020, que a Itaipu, governo federal e governo do Paraná anunciaram oficialmente o início das obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu – que integram o rol de investimentos estratégicos da Itaipu na infraestrutura da região.

As melhorias no aeroporto com a participação da Itaipu foram além da ampliação da pista de pouso e decolagem, que de 2,1 mil metros agora tem 2,8 mil metros, 605 metros a mais. Incluíram além disso, a construção de ciclovia e a duplicação da via de o, entre a BR-469 (Rodovia das Cataratas) e o terminal, e a ampliação do pátio de manobras das aeronaves. Ambas também avançaram rapidamente e já estão praticamente prontas, faltando apenas o acabamento e a homologação junto à Infraero. As obras, com custos de R$ 69,4 milhões, das quais 80% são de recursos da Itaipu e o restante da Infraero.
De acordo com a assessoria de imprensa da Itaipu, todas essas melhorias vão ajudar a tornar o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu um hub na América do Sul, com conexão direta aos países da América do Sul, Europa e EUA. Pela localização geográfica privilegiada, o destino terá condições de se tornar uma das principais portas de entrada de turistas estrangeiros no Brasil e uma das maiores na América do Sul.
Posse do novo Diretor
Já o segundo evento que o presidente Bolsonaro participou foi o da posse oficial do general João Francisco Ferreira, que desde 19 de fevereiro de 2021 já havia sido anunciado pelo presidente como novo diretor-geral da Itaipu, mesma data em que o presidente anunciou Silva e Luna para o comando da Petrobras.

O general João Francisco Ferreira substitui o general Joaquim Silva e Luna depois de dois anos e um mês frente à Itaipu. Ferreira será o 13º diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional.

Fonte: Itaipu Binacional