A escolha de um bom vinho sempre merece sua atenção, e a Argentina proporciona as melhores opções desta bebida. Depois do chileno, o vinho argentino é o mais buscado pelos brasileiros pela qualidade e a ótima relação custo-benefício, portanto, falaremos sobre alguns vinhos para você comprar no país, dicas para escolher boas garrafas e onde comprar.
O melhor jeito de escolher um bom vinho argentino, assim como outros vinhos, é selecionar um vinho de um bom produtor. A grande parcela dos melhores produtores da Argentina elaboram vinhos de qualidade em inúmeras faixas de preço. Além disso, o país é um dos produtores de vinho que oferecem vinhos excelentes por preços bastante convidativos. Ao escolher o produtor, seguidamente você decidirá que tipo de vinho lhe agrada, como:

Vinho branco
Os vinhos mais famosos brancos argentinos são feitos com a uva Chardonnay; alguns, como os vinhos de parcela “White Bones” e “White Stones”, são comparáveis aos melhores brancos do mundo. E para quem busca brancos mais leves, a escolha correta são os vinhos produzidos com a emblemática uva Torrontés, destacado por Robert Paker como um dos vinhos brancos que mais possuem excelentes qualidade e preço.
Espumante
Os melhores espumantes argentinos são cativantes, com numerosas notas de fruta e um frescor incrível ao seu paladar. Há os espumantes elaborados com a uva Malbec, mas os produzidos pelo método tradicional com as mesmas uvas de Champagne também têm bastante pedidos. Em 2024, na categoria feita com espumantes da Argentina, o Antología 59, da vinícola Rutini Wines, recebeu a melhor avaliação. O vinho de borbulha é feito com uvas Chardonnay e Pinot Noir.
Vinho rosé
Os vinhos rosados argentinos possuem diversas variedades de frutas silvestres, com um perfeito frescor. A Malbec plantada em altitudes elevadas é o segredo dos melhores vinhos, mas existem outras fontes para a elaboração dessa bebida específica, como: Otronia 45° Rugientes Rosé, elaborado com Pinot Noir; o Clara Benegas Cabernet Franc; o Punta de Flechas Rosé de Tannat; o Pulenta Rosé S´il Vous Plaît, de Merlot, entre outros. Após o seu consumo durante anos ter sido feito por uma pequena parcela do mercado que não prestava muita atenção ao sabor, hoje o vinho rosé encontrou o seu lugar nas mesas anualmente, e o mundo começa a descobri-los como mais um dos vinhos deliciosos do país sul-americano.
Vinho tinto
Os vinhos tintos são os mais procurados entre os vinhos argentinos. A uva Malbec, maior estrela da viticultura do país, dá origem a vinhos encorpados e sedosos, com muitas notas de fruta madura. Geralmente maturado em barricas de carvalho, são vinhos que combinam como poucos potência com um toque macio e aveludado. O Vinho Tinto Trapiche Roble, por exemplo, é uma opção adequada para diferentes paladares: proporciona uma experiência equilibrada; junta aromas complexos e combina com inúmeros pratos, como carnes brancas assadas e risoto de cogumelos. Porém, seu preço é mais elevado, em razão da complexidade e qualidade da bebida.
A Malbec e outras variedades
A Malbec continua sendo a uva icônica da Argentina, mas os parreirais de norte a sul da Argentina têm também outras variedades tintas como Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc; e brancas, como Chardonnay e Torrontés.
Diante de tantas uvas, estilos de vinhos e vinícolas, escolher a garrafa que mais combina com seu gosto requer bastante atenção. Os rótulos, felizmente, possuem informações valiosas para orientar a sua escolha.

Puerto Iguazú
Puerto Iguazú, na Argentina, é um destino popular para brasileiros e que oferece inúmeras opções de vinhos. Existem diversos lugares para comprá-los na cidade argentina, portanto, confira abaixo dicas e características de cada loja, sua carta de vinhos e valores.
Caminos Wine Boutique
A Caminos Wine Boutique é uma vinoteca em Puerto Iguazú com tema de luxo e que tem uma boa variedade de vinhos. Ademais, possui um ambiente climatizado e um atendimento personalizado, garantindo a melhor experiência possível para sua clientela.
Apesar da variedade um pouco menor de vinhos, você ainda pode se deparar com marcas líderes de mercado e de vinícolas exclusivas, que têm grande conservação e qualidade.

Oda Vinoteca
A Oda Vinoteca é a loja mais recomendada para você que procura uma enorme variedade de marcas e safras, pois é a que dispõe de um maior portfólio de vinhos.
Os preços são bons, mas o local não costuma dar descontos. Possui duas lojas na região e a principal – localizada na Av. República Argentina – tem uma parte separada com as safras mais antigas e com melhores vinhos, para quem quiser ir e se apaixonar com essa diversidade.

La Vinoteca de Don Jorge
É um dos lugares mais conhecidos da região para a compra de vinhos. A vinoteca trabalha com vinhos artesanais e muitas outras vinícolas exclusivas.
Ademais, os seus preços são muito íveis, pois os vinhos têm 15% de desconto à vista, ou 10% de desconto no cartão. Assim, além de encontrar uma grande variedade da bebida, você ainda pode comprá-los com desconto.
A La Vinoteca de Don Jorge também é conhecida por oferecer degustações diariamente.

Lembre-se que quando realizar compras em Puerto Iguazú, há um limite de 12 litros de vinho permitido para trazer ao Brasil. Portanto, atente-se a essa informação!
Concluindo, os vinhos argentinos possuem qualidade, variedade e expressividade, e essa harmonização fez com que eles fossem reconhecidos mundialmente. E agora que demos essas dicas, aproveite para escolher os melhores vinhos argentinos e locais para comprá-los.