A energia solar está ganhando destaque no cenário energético nacional, e para esclarecer todas as dúvidas relacionadas a esse tema, Amon Mendes, diretor da Soreli Sol Energias, apresenta o quadro semanal “Amon Mendes responde”.
No Brasil, um país de dimensões continentais, fornecer energia elétrica para áreas rurais e remotas através de métodos tradicionais é economicamente inviável devido aos altos custos de infraestrutura. Nesse contexto, a energia solar emerge como uma solução eficaz e ível.
Em regiões onde estender a rede elétrica é impraticável, a energia solar permite a autossuficiência energética com instalações que não dependem de conexões externas. Isso é especialmente benéfico para o setor agrícola, que é vital para a economia do país e cada vez mais dependente de tecnologia avançada, como drones e mapeamento geográfico.
Recentemente, a redução no custo dos painéis solares e o avanço em tecnologias de armazenamento de energia tornaram essa opção ainda mais viável para todos os segmentos da sociedade. Esses sistemas off-grid, que operam independentemente da rede elétrica nacional, são uma alternativa sustentável que promove o desenvolvimento econômico e social das áreas mais isoladas.
A energia solar, portanto, não apenas supre a necessidade de eletricidade mas também impulsiona o desenvolvimento, demonstrando ser uma ferramenta essencial para o progresso sustentável do Brasil.